CFVV CFVV Author
Title: Brasil nos Trilhos debaterá a situação das ferrovias
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
04/06/2012 - ANTF O transporte por ferrovias é cada vez mais importante e necessário para que a economia brasileira possa crescer com suste...
04/06/2012 - ANTF

O transporte por ferrovias é cada vez mais importante e necessário para que a economia brasileira possa crescer com sustentabilidade, sem correr o risco de emperrar por falta de infraestrutura. Apesar da pequena extensão da malha ferroviária brasileira de cargas, que possui apenas 28.366 quilômetros, o modal é responsável por quase 25% do transporte das riquezas do País.

Desde a concessão das ferrovias para a iniciativa privada, entre 1996 e 1997, a movimentação de cargas na malha ferroviária cresceu 87,6%, passando de 253,3 milhões de toneladas para 475,1 milhões de toneladas. Mas, para atingir esse desempenho, as ferrovias investiram mais de R$ 28,58 bilhões na recuperação da malha, capacitação profissional, adoção de novas tecnologias e na compra e reforma de locomotivas e vagões.

Atento às necessidades do País, o governo federal também voltou olhos para as ferrovias e tem investido na expansão da malha ferroviária em parceria com a iniciativa privada. Da mesma forma que as ferrovias de cargas, o transporte ferroviário de passageiros também está em foco e passou a receber grandes investimentos.

Para discutir o papel das ferrovias no contexto atual e futuro, a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) realizará, nos dias 4 e 5 de setembro o Seminário V Brasil nos Trilhos 2012 - um encontro que reunirá os principais líderes e representantes dos transportes sobre trilhos em Brasília. Neste ano, o evento terá como tema central “As ferrovias transportam o Brasil para o futuro, com integração e desenvolvimento – 15 anos de concessão. O que fazer até 2030”, dentro do sistema ferroviário de carga e de passageiros.

A estimativa é de que de mais de 500 pessoas participem do evento. Entre elas, autoridades governamentais, executivos, acadêmicos, parlamentares, fornecedores, transportadores, operadores logísticos e usuários. A programação será composta por palestras técnicas e políticas que serão ministradas por profissionais de destaque nacional.

“Neste ano, esperamos repetir o sucesso das edições anteriores em que recebemos personalidades destacadas na política como a presidenta Dilma Rousseff; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o ex-vice-presidente e ex-senador, Marco Maciel”, ressaltou o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça.

De acordo com a assessora de comunicação da ANTF, Kleane Pessoa, a quinta edição do Brasil nos Trilhos será ainda mais especial, pois neste ano a associação está comemorando seus 15 anos de atuação em prol do setor ferroviário. Ela destaca que a entrada do evento é gratuita e que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento: 
 
Seminário V Brasil nos Trilhos 2012
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada
Endereço: SHTN Trecho 1 Conj. 1B Bloco C
Data: 4 e 5 de setembro
Mais informações: www.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top