25/06/2012 - G1
A locomotiva que fica na Praça Brasil da Vila Nery, em São Carlos (SP), será transferida para a Estação Cultura nesta segunda-feira (25). Será iniciado um processo de restauração para que ela volte a circular na cidade.
A transferência da locomotiva deve durar cerca de cinco horas. A intenção da troca de local é preservar a locomotiva e que ela esteja em um lugar mais adequado à visitação do público. Na estação, a Fundação Pró-Memória vai iniciar o processo de recuperação do trem.
Em 2011, uma equipe especializada em restauro esteve em São Carlos para uma avaliação e concluíram que ela está em bom estado de conservação e sua reativação é viável.
A proposta é restaurar a locomotiva e colocá-la em funcionamento dentro do projeto “Trem Turístico", elaborado pela Prefeitura de São Carlos. O projeto prevê o trajeto de um trem de turismo cultural na área urbana, entre a Estação Cultura e a Estação Conde do Pinhal, totalizando um percurso de cerca de 11,2 quilômetros.
Origem
A locomotiva Baldwin de 1891 é de origem americana e foi propriedade da Douradense e uma das primeiras locomotivas a circular na estrada de ferro de São Carlos. Ela passou para a companhia Rioclarense e depois a Companhia Paulista, sendo doada à prefeitura pela empresa na década de 1960, quando várias máquinas à vapor foram destruídas.
A locomotiva que fica na Praça Brasil da Vila Nery, em São Carlos (SP), será transferida para a Estação Cultura nesta segunda-feira (25). Será iniciado um processo de restauração para que ela volte a circular na cidade.
A transferência da locomotiva deve durar cerca de cinco horas. A intenção da troca de local é preservar a locomotiva e que ela esteja em um lugar mais adequado à visitação do público. Na estação, a Fundação Pró-Memória vai iniciar o processo de recuperação do trem.
Em 2011, uma equipe especializada em restauro esteve em São Carlos para uma avaliação e concluíram que ela está em bom estado de conservação e sua reativação é viável.
A proposta é restaurar a locomotiva e colocá-la em funcionamento dentro do projeto “Trem Turístico", elaborado pela Prefeitura de São Carlos. O projeto prevê o trajeto de um trem de turismo cultural na área urbana, entre a Estação Cultura e a Estação Conde do Pinhal, totalizando um percurso de cerca de 11,2 quilômetros.
Origem
A locomotiva Baldwin de 1891 é de origem americana e foi propriedade da Douradense e uma das primeiras locomotivas a circular na estrada de ferro de São Carlos. Ela passou para a companhia Rioclarense e depois a Companhia Paulista, sendo doada à prefeitura pela empresa na década de 1960, quando várias máquinas à vapor foram destruídas.
Postar um comentário
Postar um comentário