27/06/2012 - O Fluminense
O governador Sérgio Cabral confirmou na última terça-feira, que o trecho da Linha 3 do metrô, que vai do Barreto ao Alcântara, o primeiro a ficar pronto, está programado para ser concluído no segundo semestre de 2014. Neste trecho, de cerca de 13 quilômetros, o projeto prevê a revitalização de uma antiga estação de trem desativada, ao lado da qual será implantado um pátio para realização de serviços de manutenção dos trens e construção de dez estações.
O anúncio do governador foi feito durante solenidade em São Gonçalo. Cabral usou a frase “o sonho saiu do papel” para salientar a importância da obra. Ele disse ainda que o Governo do Estado conseguiu garantias do Governo Federal de liberação de R$ 500 milhões do Orçamento Geral da União, para a obra, além de um empréstimo de R$ 974 milhões para realizar o projeto, sendo R$ 774 milhões do BNDES e R$ 200 milhões de financiamento do Banco do Brasil.
Para garantir que o valor da tarifa esteja de acordo com a renda dos usuários do metrô. Sérgio Cabral afirmou que fará um modelo de Parceria Pública e Privada (PPP), para que o ticket para o cidadão seja acessível e barato.
“Já conseguimos garantias com o governo federal de R$ 500 milhões e conseguimos cerca de R$ 900 milhões de empréstimos que certamente vamos pagar. Contamos que o Estado faça a sua parte e o setor privado o dele”, disse, destacando a expectativa de conclusão da obra.
“Eu calculo que se tudo correr bem, a linha será inaugurada no final de 2014. Isso é o que estamos estabelecendo até o momento. Não será inaugurada toda a linha, mas parte dela”, concluiu o governador.
Metrô – A Linha 3 do metrô será responsável pela ligação entre Niterói e São Gonçalo, podendo se estender até Itaboraí, onde está sendo construído o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
“Para mim esse metrô vai beneficiar muita gente, principalmente as pessoas que levam mais de uma hora no trânsito. Realmente estamos precisando de transporte rápido. Só espero que a passagem não seja muito cara”, disse a empregada doméstica, Anita Souza, de 46 anos.
A Linha 3 está prevista para começar na Praça Arariboia, no Centro de Niterói, onde será construída uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Será um trecho total de 22 quilômetros, sendo 17,7 em viadutos e 4,3 em superfície, ligados por 14 estações. A linha contará ainda com um estacionamento, garagem para reparos no Barreto e Centro de Manutenção em Guaxindiba, em São Gonçalo.
A obra faz parte de um projeto de um terminal intermodal, incluindo metrô, barcas e ônibus municipais e intermunicipais. Além de Niterói e São Gonçalo, a estação terminal de Guaxindiba permitirá a integração com Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Magé.
O projeto de revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga estação ferroviária, atualmente desativada. Já a estação Vila Lage, a primeira de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na região.
Na Praça do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos, para atender ao grande fluxo de passageiros daquela região. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos, garantindo um transporte limpo e seguro.
“O fato de ter ônibus, barcas e metrô próximos ajudará muito a população de São Gonçalo e Niterói. Esse projeto tem tudo para dar muito certo. Essa ligação vai otimizar o tempo de pessoas que vivem na correria”, afirmou o contador Leandro Sá, de 29 anos.
O governador Sérgio Cabral confirmou na última terça-feira, que o trecho da Linha 3 do metrô, que vai do Barreto ao Alcântara, o primeiro a ficar pronto, está programado para ser concluído no segundo semestre de 2014. Neste trecho, de cerca de 13 quilômetros, o projeto prevê a revitalização de uma antiga estação de trem desativada, ao lado da qual será implantado um pátio para realização de serviços de manutenção dos trens e construção de dez estações.
O anúncio do governador foi feito durante solenidade em São Gonçalo. Cabral usou a frase “o sonho saiu do papel” para salientar a importância da obra. Ele disse ainda que o Governo do Estado conseguiu garantias do Governo Federal de liberação de R$ 500 milhões do Orçamento Geral da União, para a obra, além de um empréstimo de R$ 974 milhões para realizar o projeto, sendo R$ 774 milhões do BNDES e R$ 200 milhões de financiamento do Banco do Brasil.
Para garantir que o valor da tarifa esteja de acordo com a renda dos usuários do metrô. Sérgio Cabral afirmou que fará um modelo de Parceria Pública e Privada (PPP), para que o ticket para o cidadão seja acessível e barato.
“Já conseguimos garantias com o governo federal de R$ 500 milhões e conseguimos cerca de R$ 900 milhões de empréstimos que certamente vamos pagar. Contamos que o Estado faça a sua parte e o setor privado o dele”, disse, destacando a expectativa de conclusão da obra.
“Eu calculo que se tudo correr bem, a linha será inaugurada no final de 2014. Isso é o que estamos estabelecendo até o momento. Não será inaugurada toda a linha, mas parte dela”, concluiu o governador.
Metrô – A Linha 3 do metrô será responsável pela ligação entre Niterói e São Gonçalo, podendo se estender até Itaboraí, onde está sendo construído o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
“Para mim esse metrô vai beneficiar muita gente, principalmente as pessoas que levam mais de uma hora no trânsito. Realmente estamos precisando de transporte rápido. Só espero que a passagem não seja muito cara”, disse a empregada doméstica, Anita Souza, de 46 anos.
A Linha 3 está prevista para começar na Praça Arariboia, no Centro de Niterói, onde será construída uma estação projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Será um trecho total de 22 quilômetros, sendo 17,7 em viadutos e 4,3 em superfície, ligados por 14 estações. A linha contará ainda com um estacionamento, garagem para reparos no Barreto e Centro de Manutenção em Guaxindiba, em São Gonçalo.
A obra faz parte de um projeto de um terminal intermodal, incluindo metrô, barcas e ônibus municipais e intermunicipais. Além de Niterói e São Gonçalo, a estação terminal de Guaxindiba permitirá a integração com Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Magé.
O projeto de revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga estação ferroviária, atualmente desativada. Já a estação Vila Lage, a primeira de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na região.
Na Praça do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos, para atender ao grande fluxo de passageiros daquela região. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos, garantindo um transporte limpo e seguro.
“O fato de ter ônibus, barcas e metrô próximos ajudará muito a população de São Gonçalo e Niterói. Esse projeto tem tudo para dar muito certo. Essa ligação vai otimizar o tempo de pessoas que vivem na correria”, afirmou o contador Leandro Sá, de 29 anos.
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