01/06/2012
Há exatos 70 anos era criada a Vale do Rio Doce – companhia
que nasceu como estatal brasileira e se tornou uma das maiores
mineradoras privadas do Mundo. Ao longo desses anos, a Vale passou por
uma série de modificações e recebeu investimentos para sua estruturação.
Em 2011, a companhia investiu US$ 18,0 bilhões. Para este ano, estão
previstos US$ 21,4 bilhões em investimentos, sendo que US$ 6,5 bilhões
serão destinados a 12 projetos que envolvem logística e mineração. Entre
os projetos estão a ampliação da capacidade do Sistema Norte, no Pará e
Maranhão, que inclui a construção do quarto píer do terminal marítimo
de Ponta da Madeira e aumento da capacidade da Estrada de Ferro Carajás
(EFC), com as obras de duplicação da linha; o projeto da usina e mina de
processamento de minério de ferro de Serra Sul, no Pará, com um ramal
ferroviário de 100 km; a infraestrutura do porto e da ferrovia que
ligará a nova mina de Moatize ao porto de Nacala-à-Velha, em Moçambique;
entre outros projetos de minério de ferro, carvão, cobre, usinas de
pelotização, energia e siderurgia.
Os altos investimentos da companhia em logística são justificados
pelos grandes volumes de carga transportados pelas ferrovias da Vale. No
ano passado, a Estrada de Ferro Carajás transportou 98,6 milhões de
toneladas por quilômetro útil (TKU), seguida da Estrada de Ferro Vitória
a Minas com 74,2 milhões de TKU. As duas ferrovias foram as maiores
movimentadoras de carga do Brasil em 2011. A Vale detém ainda a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica e do trecho que está em operação
da Ferrovia Norte-Sul.
Foto: Cristiano Oliveira
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