A partir de amanhã, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) dará início à operação em caráter experimental do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). A previsão da companhia é que o novo tipo de transporte que será utilizado na Região Metropolitana do Recife passe a funcionar diariamente até o fim deste ano.
O VLT substituirá os antigos trens que operam na linha diesel, que faz o percurso de 18 quilômetros entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Cabo de Santo Agostinho. A operação terá início às 5h e seguirá até as 14h, todos os sábados, até que o novo veículo seja implantado definitivamente. De acordo com o Metrorec, o experimento servirá para que a empresa realize os últimos testes de tempo de viagem e para que os usuários se adaptem à novidade. Por enquanto, os antigos trens da linha diesel continuam funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira.
A CBTU investiu R$ 110 milhões na compra de sete trens e na requalificação da linha até o Cabo. Com a implantação dos novos veículos, que contam com design moderno e ar-condicionado de fábrica, haverá uma diminuição de tempo significativa nas viagens. Para ir de Jaboatão até o Cabo, o tempo necessário será de apenas 22 minutos (atualmente são gastos 47 minutos) já que o VLT é capaz de desenvolver até 100 quilômetros por hora.
Os sete veículos da frota são compostos, cada um, de três carros climatizados, todos movidos a biodiesel. Os trens contam também com sistema de suspensão a ar, totalmente computadorizado, com capacidade para transportar 600 passageiros. Quando os veículos leves sobre trilhos entrarem em funcionamento, a linha diesel passará a transportar 53 mil passageiros por dia em 82 viagens. Atualmente, são feitas 20 viagens pela linha e são transportadas 6.500 pessoas. Com as mudanças, o intervalo entre trens nas estações diminuirá de 47 para 11 minutos.
Suape - Os VLTs deverão operar em outro percurso além do Cajueiro Seco-Cabo. Numa parceria entre a empresa que administra o Porto de Suape e a CBTU, foi anunciado, no início deste ano, um projeto para que seja implantada uma linha que transporte passageiros de Jaboatão a Suape. Mas, de acordo com o Metrorec, ainda não há uma previsão para início da operação.
Fonte: Jornal do Commercio - PE
Publicada em:: 29/06/2012
O VLT substituirá os antigos trens que operam na linha diesel, que faz o percurso de 18 quilômetros entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Cabo de Santo Agostinho. A operação terá início às 5h e seguirá até as 14h, todos os sábados, até que o novo veículo seja implantado definitivamente. De acordo com o Metrorec, o experimento servirá para que a empresa realize os últimos testes de tempo de viagem e para que os usuários se adaptem à novidade. Por enquanto, os antigos trens da linha diesel continuam funcionando normalmente, de segunda a sexta-feira.
A CBTU investiu R$ 110 milhões na compra de sete trens e na requalificação da linha até o Cabo. Com a implantação dos novos veículos, que contam com design moderno e ar-condicionado de fábrica, haverá uma diminuição de tempo significativa nas viagens. Para ir de Jaboatão até o Cabo, o tempo necessário será de apenas 22 minutos (atualmente são gastos 47 minutos) já que o VLT é capaz de desenvolver até 100 quilômetros por hora.
Os sete veículos da frota são compostos, cada um, de três carros climatizados, todos movidos a biodiesel. Os trens contam também com sistema de suspensão a ar, totalmente computadorizado, com capacidade para transportar 600 passageiros. Quando os veículos leves sobre trilhos entrarem em funcionamento, a linha diesel passará a transportar 53 mil passageiros por dia em 82 viagens. Atualmente, são feitas 20 viagens pela linha e são transportadas 6.500 pessoas. Com as mudanças, o intervalo entre trens nas estações diminuirá de 47 para 11 minutos.
Suape - Os VLTs deverão operar em outro percurso além do Cajueiro Seco-Cabo. Numa parceria entre a empresa que administra o Porto de Suape e a CBTU, foi anunciado, no início deste ano, um projeto para que seja implantada uma linha que transporte passageiros de Jaboatão a Suape. Mas, de acordo com o Metrorec, ainda não há uma previsão para início da operação.
Fonte: Jornal do Commercio - PE
Publicada em:: 29/06/2012
Postar um comentário
Postar um comentário