Lavras Além do Tempo Lavras Além do Tempo Author
Title: Obras do VLT em Cuiabá devem começar em 20 dias
Author: Lavras Além do Tempo
Rating 5 of 5 Des:
18/06/2012 - G1 O consórcio VLT Cuiabá foi escolhido nesta segunda-feira (18) para implantar até março de 2014 os 22 km do Veículo Leve sob...
18/06/2012 - G1

O consórcio VLT Cuiabá foi escolhido nesta segunda-feira (18) para implantar até março de 2014 os 22 km do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A definição ocorreu após análise da comissão de Licitação da Secopa-MT nos recursos interpostos pelos consórcios concorrentes, que foram considerados improcedentes. Com isso, o governo prevê o início da maior obra pública de mobilidade urbana do estado nos próximos 20 dias.

Por conta disso, o consórcio VLT Cuiabá, que já havia sido habilitado para erguer o modal, será o responsável pelas obras que, segundo o consórcio, deverão custar R$ 1,4 bilhão, aproximadamente, R$ 200 milhões a mais do que previa o governo.

Também nesta segunda-feira, o governador Silval Barbosa anunciou a liberação de R$ 423,7 milhões contraídos junto à Caixa, para o início das primeiras obras que, de acordo com a Secopa-MT, deverão iniciar nos próximos dias. “Acredito que na próxima semana a empresa já comece a mobilização para iniciar a obra, que durará 24 meses”, disse o secretário Maurício Guimarães, da Secopa.

Só em desapropriações que serão feitas ao longo do traçado do VLT, o governo diz que destinou pelo menos R$ 110 milhões que serão revertidos em indenizações a moradores e empresários atingidos pelas obras.

O segundo pacote de recursos para as obras do VLT deve ser financiado pelo governo do estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 727,9 milhões. Segundo o governo, os valores serão utilizados em 12 obras que facilitarão a operação do metrô de superfície. O empréstimo será pago em 360 meses após a conclusão da obra.

Modal

As duas linhas dos trilhos do VLT terão 22 quilômetros de extensão. Uma deve ligar a região do CPA ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon na cidade vizinha de Várzea Grande. A outra linha deve começar na região do Coxipó e seguir até ao centro de Cuiabá. A capacidade máxima de passageiros do VLT será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top