CFVV CFVV Author
Title: Ônibus quebram com frequência
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Passageiros da linha Itaperuna dizem ser comum troca de veículos. Acidentado substituíra outro  Carolina Oliveira Castro carolina.ocastro@o...
Passageiros da linha Itaperuna dizem ser comum troca de veículos. Acidentado substituíra outro  Carolina Oliveira Castro carolina.ocastro@oglobo.com.br
Elenilce Bottarielenilce@oglobo.com.br Sem freio.
O ônibus da Auto Viação 1001 que se acidentou na BR-116, altura de Guapimirim, matando 14 pessoas

Domingos Peixoto/22-10-2012

tragédia na rio-teresópolis


Os ônibus da Viação 1001 que operam na linha Itaperuna-Rio têm um histórico de problemas mecânicos. Passageiros que fazem o percurso relatam que eles quebram com frequência e, constantemente, têm de ser substituídos no caminho. O ônibus 2212, que caiu na BR-116 na tarde de segunda-feira, segundo um usuário, substituiu um outro veiculo que tinha quebrado na noite anterior ao acidente.

- Esses ônibus sempre dão problemas mecânicos. Já tive que trocar de carro umas duas vezes por causa disso. O ônibus que caiu na serra, na viagem anterior, tinha substituído outro que quebrou no pé da serra - contou Cleber Ribeiro, passageiro da linha.

Os relatos de pane são frequentes. A assistente administrativa Giselle Cantelmo disse que precisou trocar de ônibus em mais de oito ocasiões por problemas nos veículos.

- A 1001 é nossa única opção empresa para ir ao Rio, então ficamos à mercê dela. Mais de oito vezes eu ja tive que descer do ônibus e ficar na estrada esperando outro. E quase sempre eles mandam um inferior - explicou ela, referindo-se a veículos sem ar-condicionado.

As panes mecânicas não são as únicas reclamações. Pneus carecas e esperas longas são reclamações constantes. Passageiros mais fiéis se referem ao acidente, que aconteceu na segunda-feira, como uma tragédia anunciada.

Problemas na ida e na volta

Uma delas foi a jornalista Elis Monteiro. O filho de 4 anos e a mãe dela tiveram problemas em duas viagens, a de ida e a de volta para Bom Jesus de Itabapoana. No percurso Rio-Bom Jesus, o ônibus em que eles estavam quebrou e precisou ser substituído.

- Eles saíram do Rio às 10h e eram para chegar a Bom Jesus por volta das 16h, mas, como eles tiveram que esperar por cinco horas a troca, só chegaram às 22h. Foi preciso três ônibus para uma viagem. Porque o segundo que mandaram estava todo sujo - lembra Elis Monteiro, dizendo ainda que, na volta para o Rio, o ônibus novamente precisou ser substituído. Depois disso, a jornalista reclamou no Serviço de Atendimento ao Cliente da 1001 e mandou uma carta para O GLOBO. Elis não sabe bem qual reclamação fez efeito, mas, dias depois, recebeu uma ligação de um homem que se dizia responsável pelas frotas do interior do estado da 1001.

- Ele me ligou para pedir desculpas e agradecer pela minha reclamação. Porque ela serviria para ajudar a pressionar a empresa a trocar a frota do interior. Ou seja, ele admitiu pra mim que os ônibus não estão em bom estado - contou ela, que disse ter observado várias vezes que os pneus estavam carecas. - Um motorista falou pra minha mãe que os pneus eram recauchutados.

Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários, a 1001 é a quinta colocada em número de reclamações. Só este ano, de janeiro até ontem, foram 320 ocorrências reclamando dos 977 carros da frota.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse que o ônibus acidentado passou por uma fiscalização na rodoviária de Itaperuna, antes do embarque de passageiros e não apresentou nenhum problema. A inspeção, no entanto, se resumiu aos pneus, cinto de segurança e limpeza dos banheiros.

Já a Viação 1001 informou que o ônibus estava com a manutenção em dia e não havia apresentado problemas antes do acidente

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top