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Title: Prefeitura Campinas manda ALL parar corte de árvores
Author: Ferrovia Intermodal
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Árvores que os moradores do Jardim Florence I querem preservar (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas) A empresa América Latina Logística...
Árvores que os moradores do Jardim Florence I, em Campinas, querem preservar (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)Árvores que os moradores do Jardim Florence I querem preservar (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)

A empresa América Latina Logística (ALL) recebeu nesta quarta-feira (4) uma notificação feita pela Prefeitura de Campinas (SP) para que suspenda o corte de árvores nos locais compreendidos pela expansão da linha férrea no município, sobretudo no Jardim Florence. Neste bairro, moradores já se manifestaram contra a possível derrubada de um bosque comunitário, com cerca de 800 metros quadrados.

O documento solicita que a empresa apresente um projeto à administração sobre a supressão e recomposição das áreas naturais, além de um laudo sobre características da vegetação, como espécie nativa ou exótica. Segundo o chefe do Setor de Fiscalização Ambiental (SFA), Flávio Gordon, a permissão para as obras foi concedida pelo Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sem que a administração municipal fosse consultada.

Vamos enviar um ofício ao órgão sobre a notificação. Precisamos saber onde estão as árvores e como ocorrerá a compensação. Em Campinas, o cálculo da empresa aponta que são 100 árvores, mas no total chega a 3,6 mil em 11 cidades do estado, aponta Gordon. A obra da ALL prevê duplicação da ferrovia entre Itirapina-Boa Vista (Campinas) e Santos (SP), com extensão de 383 quilômetros. O investimento é de R$ 535 milhões.

Na cidade, a Lei Orgânica estabelece que, para cada árvore nativa extraída, outras 25 devem ser plantadas. No caso de espécie exótica suprimida, de 20 a 30 mudas devem ser cultivadas. A ALL também precisa renovar a Certidão de Uso e Ocupação do Solo, diz Gordon sobre o documento emitido pela administração municipal em 2010.

Multa e suspensão

O chefe da SFA explica que, caso uma árvore seja derrubada até a regularização solicitada pela prefeitura, a empresa será multada. Ele não soube informar o valor mínimo da sanção e disse que não há prazo estipulado. Depende da empresa. Quanto mais depressa, as obras serão liberadas. Ela pode continuar os trabalhos que não provoquem supressão das árvores, explica Gordon.

Em nota, a ALL diz que suspendeu o corte de árvores no Jardim Florence, até que o município entre em acordo com os moradores do bairro. Além disso, adianta que fará a compensação ambiental em locais aprovados pelo Ibama e que as obras de duplicação da linha férrea não serão paralisadas.
A assessoria do Ibama informou, às 17h50, que as licenças para as obras de duplicação na faixa de dominío da ferrovia, entre Campinas e Embu-Guaçu (SP), foram emitidas com documentos de anuência das prefeituras.


RF – Confira na íntegra a nota enviada pela ALL para a Revista Ferroviária:

“A ALL – América Latina Logística informa que as obras de duplicação da ferrovia estão devidamente autorizadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), de acordo com as normas da Licença Ambiental de Instalação LI 862/2012 emitida pelo órgão em 19/04/2012, e seguem os mais rigorosos padrões ambientais. A supressão da vegetação que se encontra na faixa de domínio da ferrovia e que impede a obra de duplicação da linha férrea na região do Parque Florence, em Campinas, está prevista no projeto, devidamente autorizada (Autorização de Supressão de Vegetação - ASB no 657/2012).

A compensação da vegetação é feita com o plantio de novas árvores em áreas de relevante importância ecológica, como a reserva do Morro Grande, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e o Parque Estadual da Serra do Mar, o que já vem acontecendo desde início do projeto. 

A concessionária também vem realizando há mais de um mês ações de comunicação social com as comunidades, onde são apresentados aos líderes comunitários os documentos de liberação do Ibama e os projetos de recomposição florestal nas regiões da obra de duplicação. 

Projeto Total

A obra compõe o projeto de duplicação da ferrovia entre Itirapina/Boa Vista (Campinas) e Santos, com extensão de 383 km, parceria da ALL com a Rumo Logística. Com investimentos totais de R$ 535 milhões, o projeto irá ampliar em duas vezes a capacidade total da malha, tornando a exportação brasileira mais competitiva, além de retirar da rodovia 1.500 caminhões/dia. Ao todo, a obra deve gerar 2,8 mil empregos. 

Além de ampliar a capacidade do trecho, a duplicação deve reduzir em 25% o tempo de trânsito e o mais importante para a população: trazer a quase zero o número de cruzamentos de trens, que antes impactavam na circulação de veículos e pedestres. Isso ocorre devido à eliminação de pátios de cruzamento, tornando a logística mais eficiente, com menos impacto nos cruzamentos e menor tempo de parada de trens.

Prefeitura

A ALL- América Latina Logística informa que a pedido da Prefeitura de Campinas suspendeu a supressão da vegetação no Jardim Florence até que o município entre em acordo com os moradores do bairro. A empresa irá realizar a compensação ambiental no bairro Florence, em locais que ainda serão avaliados e aprovados pelo IBAMA. 

A concessionária esclarece que não será necessária a emissão de uma nova licença ambiental e que as obras de duplicação da linha férrea não serão paralisadas.”

 04/10/2012 - G1 Campinas e Região

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