CARLOS ANTONIO PINTO - EX-MAQUINISTA E
PESQUISADOR FERROVIÁRIO POR PAIXÃO. HÁ 15 ANOS VENDE SUA PROPOSTA DE BUSCAR O MELHOR CAMINHO
PARA O MERCOSUL! UMA BRILHANTE IDEIA, QUE PODE RESOLVER OS PROBLEMAS DE
ESCOAMENTO DA DE PRODUTOS EM MINAS GERAIS USANDO A FERROVIA E OS SERVIÇOS DA FCA, LIGANDO MINAS A SÃO PAULO ATRAVÉS DE BITOLA MISTA.
O TRECHO PARTIRIA MAIS OU MENOS DE ANDRELÂNDIA PASSARIA POR ITUTINGA, PRÓXIMO A
LUMINÁRIAS, VARGINHA, POUSO ALEGRE ATÉ CHEGAR A MOGI MIIRM.
Esta estrutura deveria estar servindo ao estado como principal meio de escoamento de protudos agríocolas, manufaturados e mesmo chagando a ser multicarga diminuindo a distancia de Belo Horizonte dos portos de Santos e sendo ainda o melhor caminho para o mercosul.
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Por enquanto o trecho operacional da nova variante vai de EHF (Horto Florestal ao km 651(próximo aos pilares abandonados da ferrovia do aço) na divisa de Belo Horizonte com Sabará.
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Carlos nos procurou pedindo apoio
para sua ideia no inicio deste ano, a qual foi vista como uma excelente saída
para o transporte de cargas no estado, uma vez que também nos preocupamos com
este modal. Ficamos admirados pelas vantagens que esta proposta trás com a
integração de Minas e São Paulo inclusive pela possibilidade de se colocar
algum trem de passageiros entre as grades de horários. Depois de sua
apresentação no seminário que foi realizado na UFLA, o Diretor institucional da
FCA, José Osvaldo Cruz o recebeu em Belo Horizonte para que pudessem aprofundar mais sobre esta
proposta e poderem avançar mais nesta ideia. A FCA atualmente para chegar ao
porto de Santos, da uma volta gigantesca pelo norte de Minas e triangulo mineiro de + ou - 1.600 km para chegar Campinas e descer até Santos.
Esta nova rota que não chegaria a 250 quilômetros, reduziria o custo das operações da FCA, que atingiria o porto em bem menos tempo. O CFVV tem tanto interesse nos trens de passageiros quando na melhoria do transporte de carga pela ferrovia. Pois sabemos que isto reduziria o custo Brasil de forma geral e lançaria o estado de Minas na vanguarda do transporte no País. A operadora ferroviária FCA - Ferrovia Centro Atlântica hoje com o nome de VLI, mostrou-se bastante interessada nesta proposta de intermodalidade, no entanto, carece de recursos para desenvolver este projeto. Aguarda as negociações com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, que detém os 133 bilhões de investimentos do Governo federal em transportes e logística no Brasil. Negociações que provavelmente irão alterar as consessçoes de transporte no Brasil.
A proposta de Carlos A. Pinto é muito interessante,
resgata um projeto importante que foi interrompido a décadas e uni vários estados
pelos trilhos, valorizando e aumentando o livre comércio entre os estados do
sudeste e do sul do Brasil, dando uma enorme contribuição ao MERCUSUL. A ideia
básica seria continuar a ferrovia do aço próximo a Andrelândia, cortando o sul de
Minas e chegando até Mogi mirim, se apoiando em um terceiro trilho que daria
mais mobilidade entre bitolas mistas a esta ferrovia, unindo São Paulo e Minas ao resto do Sul do
Brasil e a partir dai, para o MERCOSUL.
RETRATO DO ABANDONO DE UMA FERROVIA EXTRAMENTE IMPORTANTE PARA O ESTADO DE MINAS
RETRATO DO ABANDONO DE UMA FERROVIA EXTRAMENTE IMPORTANTE PARA O ESTADO DE MINAS
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