Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Grupo coloca marias-fumaça de volta ao trilho em SP
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
Ela demorou cerca de dois anos para ficar pronta, demandou por volta de R$ 2 milhões e muita pesquisa para ser reconstruída, mas aind...



Ela demorou cerca de dois anos para ficar pronta, demandou por volta de R$ 2 milhões e muita pesquisa para ser reconstruída, mas ainda deve levar pelo menos um ano, por motivos burocráticos, para voltar a atuar a todo o vapor em Guararema (a 79 km de São Paulo).

A maria-fumaça de modelo Baldwin tipo Sela é o mais novo exemplar a ficar pronto de um trabalho que transforma as quase sucatas das antigas empresas ferroviárias do Brasil em patrimônio de lazer e turismo para comunidades do todo o país.

A recuperação, em São Paulo, é feita pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), uma Oscip --Organização de Sociedade Civil de Interesse Público--, que atua em mais sete cidades do país.

Basicamente, as ações são feitas por voluntários apaixonados pelas máquinas, que passaram a ser abandonadas há pelo menos três décadas.
O espaço da associação, na capital, fica no bairro da Mooca (zona leste), onde estão 30 restos de composições antigas à espera de patrocínio para voltarem à atividade.

Lá, já foram refeitos, entre outros, um vagão presidencial usado por Getúlio Vargas (1930-45), um carro de passageiros, de madeira, datado de 1900, e quase uma dezena de locomotivas vindas dos EUA e da Inglaterra, principalmente.

A locomotiva de Guararema, acompanhada de dois carros de passageiros, foi entregue há duas semanas, depois de uma viagem de quatro dias, a 15 km/h.

Pedro Luiz Firmo Januário, 51, trabalha ajudando a recuperar trens antigos há dez anos. Faz tudo o que é preciso: da pintura à marcenaria.

"Tudo é difícil no processo porque se trata de algo antigo, cheio de história. É preciso aprender as características de cada máquina. Tenho muito amor pelo que faço. É braçal, mas me realiza", diz.

Um dos maiores desafios da associação hoje é conseguir novos materiais que possam ser reformados.

"Está ficando muito difícil encontrar vagões, locomotivas e materiais disponíveis para fazer a reconstrução. O que existe é muita sucata, infelizmente, que não é possível recuperar", afirma Sidnei Gonçalves, diretor financeiro da ABPF, em São Paulo.

As reformas são baseadas em plantas das composições e fotografias de época.

Muitas vezes, por se tratar de patrimônio histórico, é preciso autorização de órgãos públicos ou da Justiça para conseguir recuperar os materiais ferroviários.


Folha de S. Paulo - 30/09/2012


 Chegada da locomotiva Baldwin do passeio turístico Guararema 

 

353 SAINDO DA PLATAFORMA DE GUARAREMA 

 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top