O sistema de fixação é utilizado nas laterais e fundos dos vagões, substituindo as soldagens. |
A AmstedMaxion está utilizando o sistema de fixação Hulk, da Alcoa, nos protótipos dos vagões AmaxMine que estão sendo fabricados para a MRS Logística. Cerca de 1.800 fixadores foram utilizados em cada um dos vagões. Os vagões devem entrar em testes em breve.
O sistema de fixação é utilizado nas laterais e fundos dos vagões, substituindo as soldagens. O aperto do parafuso e da porca é feito através de tensionamento, com a deformação interna do colar nas ranhuras do pino. Segundo o gerente comercial para América Latina da Alcoa, Leonardo Carvalhaes, esse sistema de fixação ajuda a não perder o aperto do parafuso e da porca. A fixação é ajustada de acordo com o diâmetro das peças. Ele explica que a fixação é tão forte que para retirá-la é necessário usar um maçarico ou uma ferramenta de corte.
O diretor de engenharia da AmstedMaxion, Paulo Mauricio, explica que a fixação está sendo bem recebida pelos clientes, principalmente pela facilidade de troca das chapas dos vagões, quando necessário.
O sistema de fixação Hulk existe há 10 anos, mas não era divulgado pela Alcoa no Brasil. O sistema era fornecido por representantes e há um ano, após uma pesquisa de mercado, a Alcoa decidiu conduzir as comercializações no país. O produto é fabricado nos Estados Unidos.
Segundo o gerente comercial da Alcoa, a fixação também é utilizada pela Progress Rail, Bombardier, Randon e Usiminas Mecânica. A tecnologia também está sendo aplicada nos carros dos monotrilhos que a Bombardier está fabricando para a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo.
Clique no link abaixo e assista o vídeo da Alcoa sobre o sistema de fixação:
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