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Title: DENUNCIA DE CRIME DESCASO E ABUSO CONTRA O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO
Author: CFVV
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CRIME POR PARTE DE QUEM ABANDONOU E POR QUEM O DESTRÓI! Esta matéria teve sua origem a partir de um e-mail enviado pelo Engenheiro André ...
CRIME POR PARTE DE QUEM ABANDONOU E POR QUEM O DESTRÓI!
Esta matéria teve sua origem a partir de um e-mail enviado pelo Engenheiro André Tenuta de BH, que é preservacionista e parceiro do CFVV, direcionado a Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda Promotor de Justiça do Estado,  e a Dra. Zani Cajueiro Procuradora da Republica para o estado de Minas Gerais. Email copiado também para vários de nos que lutamos pela preservação e revitalização ferroviária no Brasil. 

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Assim narrou em seu e-mail Andre Tenuta: Estávamos atrás de um "Trecho para um passeio que todos pudessem fazer no termino do seminário do dia (30 de novembro próximo)" Passeio ferroviário para ser realizada no sábado, dia seguinte às falas previstas na programação do mesmo. Uma das possibilidades que nos veio em mente, foi exatamente Santa Bárbara. Por conta disto, estivemos lá checando as coisas. Mas concluímos que, ir a Santa Bárbara, só mesmo se for para fazer uma denúncia sobre a facilidade de se destruir o patrimônio ferroviário, na cara de todo mundo e ficar por isto mesmo. Reformaram mais ou menos a estação (que antes eles mesmos haviam depredado), calçaram toda a antiga área de manobra, e certamente acham agora que aquilo virou um "centro cultural". 

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Mas o revoltante mesmo está logo ao lado.

Virando para a direita, vê-se que os trilhos desapareceram e /ou estão soterrados à uns 200 metros da praça.

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E virando-se para a esquerda, vê-se que os trilhos de linha dupla foram  "arredados" para o lado, na maior tranquilidade!


Enfim, o prefeito arrancou os trilhos para facilitar a passagem de carros, transformando a linha dupla em "rua" facilitando as coisas ainda mais para a invasão e a ocupação. 
Revoltante, grotesco e sem meios termos!

Ele fez isto praticamente em todo o trecho urbano.
Sei que ele já vem fazendo isto a muito tempo, e que já houve uma tentativa de questionamento judicial disto.
Mas e aí?
Ele continua fazendo! 
Nada aconteceu, e nada acontece, e nada vai acontecer?
Enquanto uns fazem o maior esforço para recolocar trens andando, e tudo o mais, desmiolados como este prefeito puxam pra trás, destruindo o que já estava pronto. Destruindo o que não foi ele que fez, sem respeito algum por nada.

Então fica muito claro, que não reformaram a estação por amor ou respeito à ferrovia coisa nenhuma. 
Reformaram apenas pelo espaço praticamente pronto para abrigar eventos, que nada se relacionam com o que havia antes no local. 

Ou será que ele tinha autorização pra fazer o que vem fazendo?
Afinal quem neste país tem o poder para parar alguém que faz o que ele vem fazendo? 
E porque não para?
Tá certo que a justiça é cega, mas muita gente já abriu o olho dela. Mas mesmo assim nada!

Colocar trilhos é caro e complicado, portanto trilho colocado é sagrado. Não se mexe!
Pode não ter uso agora, mas depois pode ter. Principalmente se esta retomada ferroviária que o governo federal sinaliza for para valer. 
 
E se vc acha que nesta viagem foi só em Santa Barbara que vimos trilhos sendo arrancados, informo-o que não foi.

Em Barão de Cocais, os antigos trilhos que corriam da cidade até onde é hoje a mina de Gongo Soco da Vale, também estão sendo arrancados. Note bem o tempo verbal : estão sendo

E desta vez pela Vale. Transformando o leito em uma estrada para seus carros e caminhões.

Então a Vale também está tirando trilhos!
E se a Vale é a santa que todos acham, ela não ia fazer isto sem autorização, ou ia?
Então alguém autorizou?
Baseado em quê?
O que pode ser mais importante do que os trilhos já colocados da antiga estrada que ligava BH ao leste mineiro?
Mais revolta!

É duro meu caro, mas está difícil continuar achando que algum dia este país toma jeito! Pois, para cada passo a frente, são dois pra trás...


Declaração do CFVV

O CFVV enviou um oficio na data de hoje para a Dra. Zani Cajueiro Tobias de Souza Procuradora da República em Minas Gerais e, também para o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, que é coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado de Minas Gerais. Quem normalmente tomava a frente nestas investidas e denuncias era o querido Professor Victor José Ferreira, quem nos deixou recentemente ao embarcar no trem da eternidade, assim tomamos a liberdade de oficializar uma denuncia via oficio do CFVV, para que todo o trabalho do professor Victor que era o grande mentor, fundador  e Presidente do MPF - Movimento de Preservação Ferroviária não tenha sido em vão. Conclamo agora todos os seguidores destes ideais preservacionistas, para que cada um assuma sua responsabilidade. Humildemente peço que não façamos vistas grossas, para que ações grotescas possam continuas a se reproduzir no País. 

Já nos foi inclusive dito que já existem vários processos contra a prefeitura citada, todavia, sem resultados. O prefeito foi reeleito e certamente continuará a perpetuar sua destruição do parque ferroviário citado. Por isso mesmo, formalizaremos o pedido ao Deputado Duílio de Castro nossa voz na Assembleia, para tenhamos uma audiência publica ano que vem e debatermos estas atrocidades. Este é o papel que desejamos para uma frente Parlamentar de apoio as ferrovias e a  memória do patrimônio cultural ferroviário Mineiro.

Por enquanto, desejo a todos paz, harmonia, fé e força. Sempre com muita determinação, para que o Brasil possa realmente caminhar de volta aos trilhos.

Cesar mori

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