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Title: Justiça Federal exige documentos à ALLJuiz quer que concessionária entregue cópia de aprovação de projeto até a próxima semana
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POR RODRIGO VIUDES rodrigo.viudes@bomdiabauru.com.br Os trens podem parar de circular em Bauru, mais uma vez, caso a concessionár...
POR RODRIGO VIUDES


Os trens podem parar de circular em Bauru, mais uma vez, caso a concessionária que administra o serviço de cargas, a ALL (América Latina Logística) não comprove como, quando e onde melhorou os trechos da região nos últimos meses.

A empresa terá que comprovar tudo por documentos, segundo exigiu o juiz Roberto Lemos dos Santos Filho, da 1ª Vara Federal de Bauru, em despacho divulgado na terça-feira (13).

De acordo com a decisão do juiz, a ALL terá 5 dias, contados desde quarta-feira (14), para entregar a aprovação do projeto apresentado à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A empresa ainda deve “apresentar, no prazo de dez dias, cronograma físico de execução das obras necessárias de manutenção, sob pena de incidência de penalidade”.

O juiz se refere à pena imposta à ALL em 5 de julho deste ano, quando determinou que o tráfego de trens fosse imediatamente interrompido devido às más condições da via apontadas pelo MPF (Ministério Público Federal).

DEFICIÊNCIAS/A decisão judicial de terça-feira (13), aliás, atende a um pedido que já havia sido protocolado pela Procuradoria Federal desde o dia 22 de outubro.

A solicitação do MPF tem por base um laudo pericial realizado em setembro para avaliar o que a ALL fez ou não após o prazo de 60 dias estipulado por um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Segundo o laudo, o perito avaliou como cumpridas as exigências de obras para segurança na via e de troca de dormentes, mas apontou uma pendência nos projetos de execução de sinalização das passagens de nível.

A proposta apresentada pela empresa não teria sido aprovada pela ANTT “por motivos de deficiências técnicas de responsabilidade da própria ALL”, conforme informou a própria agência.

A concessionária, ainda segundo a ANTT, não teria solucionado problemas como invasões das faixas de domínio em todos os pontos inspecionados e até de drenagem no trecho Bauru-Promissão.

A ALL informou nesta quarta-feira ao BOM DIA que recebeu da ANTT no dia 12 de setembro - seis antes da perícia do MPF - um documento no qual o órgão aprovava o projeto de sinalização.

“A carta, assinada pelo superintendente de Serviços de Transporte de Cargas, será anexada novamente aos autos do processo, conforme solicitado”, diz a empresa.

A ALL afirmou ainda que já realizou “cerca de 98% das obras de sinalização passiva (placas e sinalizações de solo) e 40% das de sinalização ativa (sonora e luminosa)”, todas “ dentro do cronograma estabelecido junto ao Ministério Público”.

Procurada pelo BOM DIA nesta quarta-feira, a ANTT não se manifestou sobre o assunto até o fechamento da edição.

Paralisação em julho durou apenas um dia em Bauru

Apesar dos problemas que o MPF apontou, o tráfego de trens foi interrompido por apenas 24 horas em 5 de julho deste ano. Advogados da ALL estiveram em Bauru para uma audiência de conciliação e um termo foi assinado. A ferrovia retomou a rotina no dia seguinte.

106,2 Milhões de reais foi o lucro líquido da ALL só no 3º trimestre deste ano, segundo a assessoria

Região ainda convive com os acidentes ferroviários

Apesar da concessão, o número de acidentes envolvendo trens na região são frequentes. A maioria envolve vagões tanques. Na segunda-feira (12), dois tombaram próximos a Guarantã.

Em março, seis unidades com álcool tombaram no pátio de Bauru. No último dia 31, dois funcionários ficaram feridos após a colisão do auto-de-linha onde estavam com uma locomotiva. A máquina conduzia os vagões de uma composição que havia descarrilado no dia anterior.

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